Ricardo Molina

O melhor papel de Ricardo Molina

Ricardo Molina Dias nasceu em 31 de julho de 1977, em Estrela D’Oeste (interior de São Paulo), filho de Domingos Dias e Maria Do Carmo Molina Dias. Mais novo entre três irmãos, junto a Cláudio e Andrea, aprendeu com as palavras da mãe professora a ser um homem de palavra feito o pai dentista. Em Americana, onde está há mais de 22 anos, casou-se com Aline Frizollo Dias e tiveram o americanense Enrico hoje com 7 anos, e agora Caio com 2 meses. com quem exerce seu maior e melhor papel: ensinar aos filhos, por lições amorosas, mas não menos firmes, a serem homens de bem.

O melhor papel é ser pai

Voltar para o índice

O basquete feminino de Americana foi sem dúvida a grande paixão de Ricardo Molina. Em 2006, quando assumiu a gestão de Negócios, Produtos e Marketing da Unimed, Molina de forma voluntária, pediu para assumir a presidência da ADCF (Associação Desportiva de Cooperados e Funcionários da Unimed) responsável pela gestão do basquete feminino. Naquele momento a equipe adulta estava desativada e o projeto social com pouco mais de 200 crianças.

O grande desafio do Ricardo Molina era como aumentar o número de crianças no projeto social. Qual o caminho? A melhor resposta foi o espelho para a criançada. Reativar a equipe principal tornando a referência para o projeto social. E deu certo. Em pouco tempo, com a equipe principal, já eram mais de 500 crianças só em Americana. Molina desejava ainda mais e levou a equipe principal para jogar em Nova Odessa e Santa Bárbara e abriu núcleos sociais nas duas cidades. Totalizando entre as três cidades foram mais de 1.500 crianças envolvidas com o basquete gerando a elas oportunidade social, educacional, esportiva e claro, a saúde.

Presidente Basquete Feminino de Americana

A equipe principal decolou. Foram mais de 22 títulos em nove anos de atividade. Todos possíveis como duas vezes campeã Sul Americano, quatros vezes campeã Brasileiro ( Torneio gerido pela Liga de Basquete Feminino onde Molina hoje é presidente também presidente voluntário), mais títulos Campeã Paulista, Jogos Abertos e Jogos regionais. Assim Americana se tornava a capital do Basquete feminino brasileiro e a melhor equipe do continente sul Americano.

As categorias de base sem dúvida uma máquina de fazer atletas para a seleção Brasileira, desde sub 13 a equipe sub 19. O ápice foram as três cidades com todas as categorias de base ativa. Por lá passaram Debora Costa, Isabela Sangalli e Isabela Nicoletti ( hoje atletas da seleção Brasileira) além de outras jogadoras que estão na elite do basquete como Leila Zabani, Babi e Fabi.

Foi sem dúvida uma alegria ver o Centro Cívico lotado para acompanhar a equipe da cidade. Eventos como Jogo das Estrelas, treinamento da seleção brasileira adulta e finais de campeonatos eram atrações para a cidade de Americana. Junto a tudo isso, a geração de doações para entidades sociais da cidade. O projeto basquete feminino de Americana envolveu não só uma equipe poderosa, mais o envolvimento com a cidade de Americana seja ela na área social, da saúde ou mesmo da educação. Por isso o basquete feminino de Americana, através do seu presidente Voluntário Ricardo Molina, era considerado um “ O projeto completo”.

Voltar para o índice

Fundada em 2011

Ricardo Molina teve a oportunidade de ser gestor da maior empresa cooperativista de saúde do Mundo, a Unimed. Por anos, Molina viveu intensamente fases importantes da gestão da saúde privada como satisfação do cliente, definição de processos, informatização em prol ao clientes e melhoria contínua na qualidade do atendimento.

Após esta grande experiência, em 2011, Ricardo Molina fundou o Grupo Clarian, que tem como missão ofertar ao mercado, por meio de equipe especializada, o produto de saúde que atenda de forma ampla o desejo de famílias e empresas como plano e seguro saúde, plano odontológico e seguro de vida.

O Nome Clarian, veio de uma homenagem que Molina decidiu fazer para seus irmãos Andrea e Claudio – CLA (Claudio) , RI (Ricardo) e AN (Andrea).

Saiba mais em:

www.clariansaude.com.br

 

Voltar para o índice

Por compreender que as políticas públicas são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da prestação de serviços que possam atender com melhor qualidade, propor leis que possam atender as necessidades da população , além de desenvolvimento de municípios e estados, Ricardo Molina em fevereiro de 2018 se filiou pela primeira vez a um partido político, o PRB, hoje Republicanos.

Em sua primeira candidatura a um cargo público, Ricardo Molina disputou as eleições para Deputado Federal pelo Estado de São Paulo e surpreendeu conquistando 21.312 votos  se tornando suplente de Deputado Federal. Já em 2020, aceitou o desafio de ser Candidato a Vice-Prefeito na cidade de Americana, também pelo Republicanos, conquistando 19.573 votos.

Em 2022, foram 52.214 mil votos conquistados disputando as eleições para Deputado Estadual por São Paulo, sendo o candidato mais votado da região (Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa). Ricardo Molina agora é suplente de Deputado Estadual pelo Republicanos, o mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas.

Voltar para o índice

Formação Acadêmica

  • Gestão Pública – Curso RenovaBR
  • Pós Graduação em Marketing de Serviços – USP/FIA
  • Pós Graduação em Gestão Comercial – Fundação Getúlio Vargas/FGV
  • Pós Graduação em Logística Empresarial – Universidade Mackenzie;
  • Pós Graduação em Gerencia de Produção – Universidade Piracicaba/SP;
  • Formação Corretor Seguros – todos os ramos – Funenseg/SP;
  • Graduação em Engenharia de Produção – Unimed Piracicaba/SP

 

Formação Profissional

  • Presidente/Proprietário do Grupo Clarian (com 34 anos)
  • Superintendente de Produtos Negócios e Marketing da UNIMED (com 31 anos)
  • Diretor Comercial Nacional – FIC Distribuidora de Petróleo Ltda (com 29anos)
  • Gerente de Operações e Logística – GRUPO ULTRA (com 24 anos)
  • Gerente de Operações – GRUPO ULTRA (com 20 anos)
  • Estágiario de Operações – GRUPO ULTRA (com 17 anos)
Voltar para o índice

Ricardo Molina Dias, empresário radicado em Americana há duas décadas, foi homenageado pela Câmara de Vereadores em sessão solene na sexta feira 22 de março de 2018. Ele recebeu o título de Cidadão Americanense, honraria concedida através do projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Martins. Famíliares e amigos de Molina acompanharam a homenagem.

“Um dos dias mais importantes da minha vida. Assim defino a honraria de receber em 22 de março de 2019 o título de cidadão americanense.

Essa linda história da minha vinda começou em 1999, quando me mudei definitivamente para Americana. Foi tudo muito intenso. A oportunidade de representar uma empresa tão especial e querida como foi a Unimed, de ter a oportunidade de ter minha empresa nesta cidade (Grupo Clarian) e o orgulho de ter conquistado a alegria de tantas famílias com o projeto mais completo de basquete feminino do Brasil, as oportunidades que tive de retribuir a várias entidades o carinho que sempre recebi nesta cidade maravilhosa.

Mas com certeza ficará guardado em meu coração as mais de 600 crianças de crianças que tiveram a oportunidade de conhecer o esporte através do projeto social que desenvolvemos juntos aos bairros da cidade pelo basquete. Quantas histórias, quantas alegrias!

Ficará para sempre na minha memória ver o Ginásio Centro Cívico completamente lotado de famílias que estavam lá para apoiar a cidade de Americana. Quantas carreatas pelas ruas da nossa cidade!

Registro aqui meu agradecimento a toda câmara de vereadores de Americana e a nossa linda cidade por este reconhecimento e a honra de estar ao lado dos meus pais, irmãos, parentes, amigos e minha família.

Voltar para o índice

Na noite de quinta feira (07/11) , aconteceu na cidade de Santa Barbara D’Oeste a entrega de título honorífico de Cidadão Barbarense para Ricardo Molina Dias, Ricardo que hoje reside em Americana, empresário, foi condecorado pelo vereador em exercício Alex Backer e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

Cidadão Barbarense

Ricardo Molina chegou em Santa Bárbara em 1995, quando saiu da sua cidade natal Estrela d´Oeste/SP para cursar Engenharia de Produção. Sem qualquer base familiar na cidade, Molina recebeu o conforto dos novos amigos que fez durante mais de 4 anos que morou na cidade.

Após mudar-se para a cidade de Americana no ano 2000, Molina teve a oportunidade de estar novamente na cidade de Santa Bárbara proporcionando desenvolvimento social através do basquete feminino e cultura, através de parceria, ofertando peças teatrais e musicais como aconteceu este mês ainda com o cantor Moacir Franco.

Na premiação de ontem, em seu discurso Molina relembrou o passado e ficou emocionado: ” Santa Bárbara entrou na minha vida quando, de carona de caminhões que saiam com destino a São Paulo, descia na pista em frente a Goodyear em Americana, pegava um ônibus municipal até o terminal no Centro, depois outo ônibus até o terminal em Santa Bárbara onde descia e chegava onde morava em um apartamento onde dividamos a moradia em 5 pessoas, na Avenida Tiradentes. Essa era a rotina em quase quatro anos. Hoje, depois de 24 anos estar aqui, agora como cidadão Barbarense é motivo de muito orgulho, honra e gratidão”

Esse é o segundo Título Honorífico que Molina recebeu, em 2018 o mesmo também recebeu a de cidadão Americana.

Voltar para o índice

Ricardo Molina sempre foi um amante do esporte.

Com o incentivo de seus pais, a D. Maria do Carmo e o Sr. Domingos, a partir dos quatro anos começou a praticar vôlei, futebol, natação e o basquete, a maior paixão de sua infância e juventude. Mais tarde, sua experiência como empresário e gestor o colocaria de volta no cenário da modalidade que sempre foi sua inspiração.

Ricardo Molina sempre foi um amante do esporte.

Em 2007, aceitou o desafio de gerir a equipe de basquete feminino profissional da ADCF/Unimed e a revolucionou. Adotando uma gestão séria e transparente, Molina fez renascer o orgulho da cidade em uma modalidade cuja história estava adormecida. Foram 22 títulos conquistados em uma década, incluindo diversos torneios regionais, estaduais, quatro títulos da Liga de Basquete Feminino – a glória máxima do Brasil – e o sul-americano de 2015, com uma verdadeira seleção que estabeleceu uma nova dinastia em quadra.

O sucesso em Americana deu projeção nacional a Molina. Membro ativo do conselho da LBF, foi eleito em abril de 2017 para comandar, inicialmente em mandato provisório, a entidade da qual é o maior vencedor entre dirigentes. Inspirado pelos ideais que deram êxito ao basquete americanense, implementou três pilares de gestão que igualmente viriam revolucionar a liga nacional: transparência, planejamento e contrapartida.

Inconformado com a baixa adesão de equipes na temporada anterior – apenas seis – e enxergando o potencial da modalidade, o presidente organizou um meeting para apresentar as inovações que seriam implementadas na temporada seguinte. O resultado do evento foi o crescimento do campeonato nacional em 50%.

Para repaginar o torneio, Molina criou também o TOP 10, cartilha com série de inovações que dariam uma nova cara à Liga, dentro e fora de quadra. A LBF trouxe pela primeira vez em sua história a transmissão de todas as partidas, pela internet e através das emissoras oficiais de televisão. Mais visível, o campeonato mostrou outras novidades aos seus espectadores, como a entrega do troféu de MVP em cada partida disputada e a interação com o público através da adoção das mascotes nas equipes e a Cesta premiada. O Jogo das Estrelas, a principal festa do calendário nacional, ganhou uma grande atração: o Torneio de Enterradas, inédito no basquete feminino.

Os resultados que vieram já no primeiro ano fizeram Molina ser aclamado na votação geral em 2018, que o reelegeu por unanimidade para mais quatro anos. A transparência adotada na administração também resultou na aprovação unânime das contas da entidade sob o seu comando, por duas temporadas. Um de seus principais focos é a questão social. A LBF incentiva as equipes e premia quem realiza as melhores ações em sua comunidade. Pensando no futuro da modalidade, Molina foi além e idealizou um novo mecanismo de integração entre as equipes filiadas e as crianças locais: o LBF nas Escolas.

Em dois anos, mais de 8 mil crianças e adolescentes participaram do programa que envolve atletas da liga e figuras históricas do basquete feminino nacional, como a campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica Janeth. Como resultado, as arquibancadas dos ginásios da LBF passaram a receber um público infanto-juvenil maior. As crianças também entram em quadra com as equipes no momento da execução do hino nacional. A readequação do calendário proposta por Molina – com a LBF começando em 8 de março, Dia Internacional da Mulher – fez com que as melhores jogadoras brasileiras pudessem retornar da Europa para disputar a Liga. Reforçada com os principais nomes do país na modalidade, a LBF tornou-se ainda mais competitiva e foi peça-chave na retomada da seleção brasileira ao caminho das conquistas – medalha de ouro no PAN e bronze na Copa América 2019.

Graças à gestão profissional implementada por Ricardo Molina, a Liga de Basquete Feminino possui hoje o selo de certificação de gestão da qualidade ISO 9001:2015, auditada pela Fundação Vanzolini, umas das instituições mais respeitadas do ramo. Em apenas dois anos, a LBF voltou a ter credibilidade, agregando marcas de renome no mercado e reconquistando a paixão do público pelo esporte.

 

Saiba mais em:  http://lbf.com.br/

Voltar para o índice